20
dez / 23

Lições

por Daniel Perdomo

No universo financeiro, onde os números estão em constante flerte com a incerteza e as decisões carregam o fardo das consequências, a jornada dos últimos cinco anos tem sido de muito plantio e colheita. Neste período, testemunhei não apenas a evolução do patrimônio dos nossos clientes e da nossa estrutura, mas também o meu crescimento profissional e pessoal.

A criação da Trium foi mais do que o estabelecimento de uma empresa de assessoria em investimentos – marcou a implementação de um ambiente onde posso reafirmar, diuturnamente, o forte compromisso com os princípios éticos, filosóficos e técnicos que possuo e formam a base dos nossos relacionamentos e portfólios. Nos diferentes ciclos dos mercados, reconheço a profunda importância desses princípios, vendo-os não apenas como orientadores de conduta, mas como a essência que impulsiona nossa organização para frente.

Este documento é sobre uma história de crescimento, de lições aprendidas e da convicção de que, nos investimentos e nas interações humanas, os princípios não são apenas diretrizes – são os alicerces que apoiarão o amadurecimento das nossas relações e o crescimento sustentável do patrimônio material em todos os horizontes de tempo. Nesse sentido, compartilho as confirmações que tive e ensinamentos que absorvi durante esta curta jornada permeada por uma pandemia, guerras e vários outros conflitos:

  • Seja fiel aos seus princípios. O incentivo à mudança de rota é forte, mas não vale a pena.
  • Não são necessários comportamentos antiéticos para termos sucesso, ainda que o mercado financeiro seja um ambiente hostil e individualista.
  • No escritório, confirmamos que nossas maiores vitórias vieram de pequenos incrementos. Simplesmente buscamos ser um pouco melhores a cada dia.
  • Focar no que sabemos – desenvolver e preservar patrimônios – faz com que estejamos mais perto da excelência.

Charlie Munger
01/01/1924 – 28/11/2023

  • Nossas emoções podem ser grandes inimigas. Os investidores que estão sempre vivendo nos extremos (excesso de otimismo e excesso de pessimismo) tendem a ter retornos abaixo do esperado.

      • Comentário Trium:
        vários ensinamentos foram aprendidos ao seguirmos o exemplo dos investidores mais bem-sucedidos do mercado. Essa e outras lições, por exemplo, foram concedidas por Charlie Munger, que foi vice-presidente da Berkshire Hathaway e um dos principais sócios de Warren Buffet, que sempre o citou como um dos principais fatores para o sucesso da empresa. Charlie faleceu recentemente aos 99 anos, em 28 de novembro de 2023, na Califórnia (EUA), deixando um legado de inspiração e sabedoria que seguirá nos ajudando na nossa missão junto aos clientes. 
  • A disciplina e a paciência entregam mais resultados que a busca pela genialidade.
  • Os investidores mais bem sucedidos de nossa base são aqueles que evitam perdas irrecuperáveis e acreditam no poder dos juros compostos.
  • Uma das principais fontes de erro e perdas irrecuperáveis é seguir modismos.
  • Devemos tomar decisões sobre investimentos quando estivermos em um momento de paz interior, com domínio das nossas emoções.
  • Saber que pouco ou nada sabemos, sobre uma série de assuntos, é uma vantagem competitiva.
  • Diversificar de forma inteligente é um excelente seguro contra perdas irrecuperáveis.
  • Os melhores investidores obtêm resultados positivos provenientes das avaliações irracionais e sem objetividade de outros.
  • Giro recorrente de portfólio só possui ônus. Aguardar o momento em que as probabilidades estão do nosso lado é uma das principais fontes de retorno.
  • Tudo muda, em velocidade cada vez maior. É impossível prever o futuro com alto grau de acerto e constância.
  • Comprar ativos de qualidade muito caros é mais arriscado do que comprar ativos medianos a preços muito baixos.
  • Retornos consistentes a longo prazo exigem humildade e cautela.
  • Tentar maximizar os resultados a todo tempo prejudica a rentabilidade de longo prazo. Saber quando temos o suficiente é um grande aliado.
  • Ter liquidez é de extrema importância. Quem tem liquidez não é forçado a tomar decisões negativas para o portfólio. 
  • Se fosse possível resumir como investir bem: margem de segurança!
  • Evitar prejuízos é tão importante (ou mais) do que buscar lucros.
  • Alavancagem é o caminho para o fracasso.
  • Pensar somente no curto prazo prejudica os resultados ao longo do tempo.
  • Quanto mais complexo o mercado se torna, mais devemos buscar a simplicidade. No limite, ativos complexos não entregam retornos consistentes no longo prazo.
  • A estratégia de investimentos, dentro do perfil de cada um, deve ser a mais simples possível. Temos que estar confortáveis com ela, ainda que o cenário esteja desconfortável. Desta forma, ela entregará resultados no médio e longo prazo.
  • É necessário controlar apenas o que podemos: comportamento ético, dedicação e busca pelo conhecimento. O resultado positivo é imprevisível, mas consequência destes atos.

São mais de setecentos investidores que acreditam em nosso trabalho, e cada dia foi uma tela na qual o jogo entre teoria e prática, filosofia e pragmatismo, se desdobrou. A jornada foi uma revelação, confirmando que o sucesso não se trata apenas de números em uma planilha, mas da harmonia entre diversos fatores, onde cada um desempenha um papel vital para aquilo que, no limite, queremos: transformar os portfólios dos nossos clientes em máquinas de juros compostos, conduzindo a nossa operação no maior nível de integridade.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a esses clientes e parceiros por mais um ano juntos. Desejamos Boas Festas e que sigamos juntos também em 2024 – e por muitos anos mais!

 

20/12/2023
Lições
Por Daniel Perdomo

Veja também

Ver todos Seta indicadora
Moeda Forte
Carta mensal

Moeda Forte...

por Daniel Perdomo
12/04/2024
Vícios & Virtudes
Carta mensal

Vícios & Virtudes...

por Daniel Perdomo
11/03/2024
Imagem do post Die Trying
Carta mensal

Die Trying...

por Daniel Perdomo
06/02/2024
Imagem do post Método
Carta mensal

Método...

por Daniel Perdomo
23/01/2024
Imagem do post Lições
Carta mensal

Lições...

por Daniel Perdomo
20/12/2023
Imagem do post 20 Erros
Carta mensal

20 Erros...

por Daniel Perdomo
17/11/2023
Imagem do post Felicidade
Carta mensal

Felicidade...

por Daniel Perdomo
09/10/2023
Imagem do post O Jogo Infinito
Carta mensal

O Jogo Infinito...

por Daniel Perdomo
12/09/2023
Imagem do post F=E-R
Carta mensal

F=E-R...

por Daniel Perdomo
01/08/2023
Ver todos Seta indicadora